CERVICALGIA: SAIBA O QUE É E COMO O USO PROLONGADO DE CELULAR PODE CAUSAR ESSA DOENÇA

Estudos mostram que em virtude do uso prolongado e inadequado de celular, jovens e adolescentes passaram a sofrer mais de disfunções toracolombares

A cervicalgia é um problema caracterizado por dores localizadas na parte posterior do pescoço e/ou nuca. Ou podemos dizer que é uma dor localizada nas vértebras cervicais. O problema pode ser considerado crônico (com incidência por mais de duas semanas) ou aguda (com duração de alguns dias). A forma de cervicalgia aguda mais comum é o torcicolo.

A coluna cervical é composta de sete vértebras ligadas por músculos e ligamentos, que formam uma ponte óssea entre a cabeça e o tronco. Ela controla os movimentos da cabeça em relação ao tronco e assegura a sua sustentação. É a porção mais frágil da coluna vertebral.

A cervicalgia é um problema que afeta mais as mulheres do que os homens, mas tem sido um problema cada vez mais incidente nos jovens e adolescentes, em razão do uso prolongado e indevido dos aparelhos celulares.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial têm, teve ou terá dores na região cervical da coluna em razão de postura errada. No Brasil, os dados também são gritantes: cerca de 30% da população do país apresenta algum caso de dor crônica na cervical e quase um terço (1/3) pertence à faixa etária entre adolescentes e jovens, independente de gênero.

Como a utilização de celulares pode causar cervicalgia

O uso incorreto de celulares, tablets e outros dispositivos móveis podem comprometer a boa postura.

Em posição neutra, a cabeça de um adulto pesa entre 4,5 e 5,4 quilos e dependendo inclinação da cabeça para utilizar celular, podem ser gerados um peso extra de 27 quilos sobre o pescoço, além de sérios problemas de saúde a médio e longo prazo. Esse peso é correspondente a uma criança de oito anos.

Além de dores no pescoço, a posição curvada pode causar dores de cabeça e até hérnia de disco. Para evitar danos futuros na coluna cervical, o ideal é que o aparelho seja elevado até que o centro da tela fique na altura dos olhos. O macete é direcionar a visão e não o pescoço até o celular.

Sintomas

  • Dor na nuca que pode irradiar para os ombros ou braços;
  • Rigidez na nuca;
  • Desconforto nos movimentos da cabeça;
  • Dores de cabeça;
  • Tonturas;
  • Formigamento no pescoço.

Quando a dor ocorre de um lado específico e se espalha para o ombro ou braço é chamada de “nevralgia cervicobraquial”. Assim como uma ciática na perna é causada pelo pinçamento ou por algum dano no nervo que irriga o braço.

Causas

Lesões musculares ou articulares são a causa mais comum de uma cervicalgia aguda. Elas podem ser causadas por uma má postura ou por um movimento brusco.

Uma cervicalgia também pode aparecer após um traumatismo cervical como um “golpe de coelho”, um choque violento na nuca. Isso pode acontecer em um acidente de carro ou em um mergulho mal feito. Em casos raros, ela pode ser ligada a uma doença infecciosa, reumática ou tumoral.

A cervicalgia crônica geralmente é causada por uma artrose das vértebras cervicais. Uma hérnia cervical também pode ser a origem desse tipo de cervicalgia.

Além da má postura, que é uma das principais causas de dores crônicas na coluna, há as questões hereditárias, o excesso de peso, movimentos repetitivos, sedentarismo e traumas na região que podem agravar a cervicalgia..

Tratamento

O tratamento da cervicalgia é adaptado de acordo com a causa do problema. Ao fazer uma avaliação da intensidade e do tipo de dor o médico prescreve analgésicos ou anti-inflamatórios. É aconselhável também aplicar calor na área dolorosa. O uso de um colar cervical pode ser necessário.

Exercícios com um programa voltado para essa região do corpo também ajudam e podem incluir:

  • Fortalecimento;
  • Estabilização;
  • Alongamento;

 

Estratégias ergonômicas para prevenir cervicalgia:

  • Ajuste sua postura no assento de trabalho, no carro e no sofá;
  • Modifique de modo geral sua postura ergonômica;
  • Avalie sua postura durante tarefas diárias;
Desenvolvido por Agência de Marketing Digital Fizzing